Futuro Passado

Existem dias em que acordamos com um fardo sobre nossas costas, existem dias em que a gente não quer nem se levantar da cama, as coisas se juntam e os problemas que se acumulam nos coroe lentamente, como o as rolhas das garrafas de vinho são corroídas pelo próprio vinho... Ficamos ansiosos  e cansados...
Não é estanho o paralelo entre passado e futuro? Ao olharmos para o passado vemos quem fomos, o que superamos,o que enterrados vivo pra não superar, vemos o quê tivemos que abrir mão, os caminhos que tivemos que mudar, os que talvez tivessem sido melhores alternativas se tivéssemos seguido por eles, vemos que os erros e desejos reprimidos ou confessados, trouxeram consigo  e deixaram conosco uma cicatriz....
Mas o futuro é diferente, ele é incerto e tudo que é incerto é  ameaçador na mesma medida... O futuro  nos apavora... O que seremos?  Quem seremos? Com quem estaremos? Quem nos juntará os caquinhos se nos quebrarmos?
Um futuro que nos deixa ansiosos e um passado pra ficarmos nostalgicamente depressivos, doses de bebidas letais oferecidas por algo curto e astuto chamado VIDA...
mas será que a tal de viva não sabia que o impacto do passado e do futuro, nos atrapalharia a viver o presente? Ou será que só eu em meio aos alguns bilhões de habitantes do mundo tenho a boca tapada pelo passado e os olhos vendados pelo futuro? Será que só eu agonizo e entro em choque com tais bebidas?
Há alguns meses um jovem se matou na cidade onde moro, e uma das curiosidades (não vejo vantagem na morte de alguém) do ambiente em que eu trabalho é o quanto você aprende sobre o corpo humano, o curioso no caso deste jovem é que não havia sinal ou vestígio de que ele tenha tentado se manter vivo... Ele simplesmente colocou um saco de lixo em sua cabeça e não lutou para retirá-lo, ele se deitou decidido a morrer, não se moveu, ele simplesmente deitou, colocou o saco na cabeça e morreu...
Mas sabe o que é mais curioso nisto? Livrar -Se do que nos fere e ameaça nossa vida é um movimento, uma ação involuntária do nosso próprio corpo... O corpo entra em choque e desesperadamente luta pra não se manter vivo....
Logo peguei minha fértil mente imaginando isso fazendo um paralelo e parafraseando a meu modo que o passado e o futuro, causam em nós o mesmo choque do corpo lutando pela vida.
Lutamos sem saber ao certo como lutar, mas lutamos, não esmorecemos sem termos tentado, e ainda quando alegamos ter desistido continuamos... Ainda que por movimentos involuntários...
Tentei elaborar em meu cérebro uma possível lista de motivos para as pessoas que tiram sua vida, e me sobreveio a dúvida SERÁ QUE ELE TINHA MEDO DO FUTURO, OU DORES DO PASSADO ASSOMBRANDO?  Qual eram as dores e motivos que são grandes o bastante para alguém querer calar a dor tirando com as mãos a vida? As doses de passado e futuro são fortes o bastante para desistirmos do presente?
Não conhecendo as dores desse jovem trouxe as perguntas para minha vida... Quais são meus medos? E até onde vai os poderes que eu mesma dou a eles? Qual incerteza do futuro ou dor do passado me fazem parar e ter a sensação de que tudo está morrendo? E porquê desistir é uma alternativa?
Sabe aqueles dias em que temos a sensação ou melhor a certeza de que algo não flui como deveria ou gostaríamos?
Não que se cansar seja errado, mas desistir é... E não temos motivos pra isso se a bíblia nos garante que o passado Ele lança fora e já está no futuro, porque deixamos o presente morrer, porque aquietarmos se o presente é um presente pra viver, e ele está aqui agora nos pedindo,implorando pra vivermos crendo que quem determina o que seremos ou o que fomos somos nos mesmos.... O segredo está No Presente.... E o presente que determina o que sentiremos no futuros e quanto ao passado...
Tenho uma amiga que tem a virtude de sorrir pro futuro e a mania de me recordar que: "O PRESENTE É O ÚNICO PRESENTE QUE IGNORAMOS"  e quem me dera se ela não tivesse razão...
Mas oro para que possamos  viver o presente não para mudarmos o passado, mas para melhorarmos para o futuro e pode ser que ninguém conheça ao certo como nos sentimos no presente, ou os medos que temos hoje, pode ser que ninguém veja que tudo está desmoronando, as coisas não estão fluindo, que a sensação de morte seja um alerta para começarmos a viver de presente, com quem está presente, com as dificuldades, problemas e medos do presente, pois e do presente que faremos um passado para nos orgulhar e um futuro para não temer....
"O passado é história,o futuro é mistério,o agora é uma dádiva e por isso se chama presente" Kung Fu Panda
PS.: O PASSADO ELE LANÇA FORA E ELE ESTÁ NO PRESENTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O maior vilão sou eu

Aparencia X essencia